O fim do Verão

Há uma decadência doce nestes dias de Verão. E a terra é generosa nesta altura do ano: oferece-nos doses de matéria-prima, para armazenarmos, para prepararmos os dias frios de Inverno, aparentemente distantes. Por isso, o meu lado de formiguinha entra em acção quando alguém me oferece frutos que podem ser conservados sob a forma de compotas. Figos, maçãs, ameixas e tomates. Coração-de-boi. Carnudos. Cheios de polpa. Hoje deixo a minha receita de compota de tomate com canela. Que não deve ser mesmo minha, uma vez que as maneiras de fazer compotas não variam muito. De qualquer forma, aqui fica.
Compota de tomate e canela

8 tomates coração-de-boi (pelados e partidos em pedaços); 750 g de açúcar; 1 pau de canela; sumo de meio limão.
Colocar tudo num tacho e deixar fazer durante uma hora. Com vigilância amorosa e regular, ir mexendo carinhosamente. Quando estiver pronta, eliminar o pau de canela e deixar arrefecer. Tranferir para frasquinhos de compota e guardar. Eu costumo conservar no frigorífico, uma vez que esta compota é óptima muito fresquinha. Também costumo usar como sobremesa, em cima de lascas muito finas de queijo parmesão.

1 comentário:

  1. Sublime!
    Compota de tomate. Mais uma vez, um regresso à minha infância! Obrigada por isso...

    ResponderEliminar

AddThis