Uma mercearia de bairro no Porto e uma sugestão.



A matéria-prima é um detalhe que é como todos os detalhes: faz toda a diferença. Numa das minhas zonas preferidas do Porto, há uma daquelas mercearias de bairro com boa matéria-prima. Muito boa matéria-prima.
A D. Rodrigo é um daqueles endereços preciosos. Bons vinhos, bons enchidos, bons queijos, pão fresco de vários tipos, doces conventuais, frutas e legumes frescos, salgadinhos deliciosos e muita atenção aos detalhes. A começar pela simpatia de quem nos atende e a acabar nisso, também. Nunca consigo ser eu a trazer as compras para o carro. Sempre aquela atenção final de dar uma ajuda até nesse momento de acondicionar as coisas para a viagem até casa.
Para além disso, tem um take-away que gera uma espécie de congestinamento ao balcão, dada a afluência. Da última vez que lá estive, pouco antes do Domingo de Páscoa, o dono da mercearia ia passar uma parte da madrugada a assar cabrito em forno de lenha, para que os seus clientes pudessem ter um daqueles pratos de tradição à mesa da Páscoa.
Como é óbvio, vou lá muito. Sempre que vou ao Porto, para ser mais exacta. Como vai acontecer este fim-de-semana, quase de certeza. A pretexto de muita concentração de arte na Miguel Bombarda, o mais provável será passar ao final da tarde na D.Rodrigo. E trazer comigo os óptimos salgadinhos (as chamuças são uma espécie de perdição), rissóis e o que for:) À saída, depois de matéria-prima inspiradora, o mar visto da Foz. Imperdível.
E, para quem tiver ideias de ir ao Porto/viver lá, vale mesmo a pena passar na Miguel Bombarda. Porque vai acontecer isto. Entre uma galeria e outra, no ritmo meio febril de Sábado, é provável que eu ande a ouvir Fever:)
Bom fim-de-semana!
 







4 comentários:

  1. Este é um daqueles sítios de referência. Há alguns, de resto, espalhados pela cidade. Clientela fiel, que não dispensa a certeza de ser bem servido. As mercearias de bairro são assim uma espécie de casamento. Uma aliança a que se deve ser fiel ;)
    Imaginei-te a passear pela Miguel Bombarda. Eu estou cansada. E entre duas semanas muito cheias, com muitas ausências. Por isso neste fim-de-semana apetece-me casa. Muito. Estivemos por aqui, na casa branca, a namorar uns com os outros ;) Estou a tentar carregar baterias para a próxima ;)
    Beijo!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Tinhas-me falado desta mercearia, a propósito de creme de tomate :) Por os tomates serem mesmo bons. Parece mesmo muito especial este lugar. Com aqueles detalhes que fazem a diferença.
    Quanto à tua outra sugestão, por razões óbvias, não é para mim. Se uma ida à mercearia é possível, lá para julho, este evento na Miguel Bombarda já não apanho :)

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  3. Olá Babette:

    De referência, mesmo. A ver se vais lá, um dia. É perto de ti:) E sim, uma das mercearias do Porto. Felizmente, há alguns redutos deste género. Só na Miguel Bombarda há duas bem neste espírito. Não resisti, como imaginas. As minhas deambulações pela Miguel Bombarda tiveram de incluir cerejas e legumes frescos.
    E este fim-de-semana era tempo de estares em casa. Por isso, desta vez, não tinha planos para nos encontrarmos, que o teu lugar era com os teus homens:) E eu com o meu, a dar sequência a um aniversário meio íntimo:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá Ilídia:

    Independentemente deste evento, que acontece em alguns momentos ao longo do ano, a Miguel Bombarda é uma rua onde dá gosto andar seja quando for:)

    E a D. Rodrigo é um lugar irresistível. Apetece estar ali muito tempo. E trazer coisas para casa. Para transformar em mais coisas:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis