As coisas podem sempre ser melhores.











As coisas podem sempre ser melhores. Claro que há aquele jogo eterno entre as duas hipóteses clássicas. O bom e o mau. O belo e o feio. O doce e o amargo. Claro que sim. No fundo, passamos uma boa parte da vida a tentar escapar à crueldade, à fealdade. Ao que amarga. Nem sempre somos imunes a isso tudo. Só se controlássemos todas as variáveis. O que é, manifestamente, impossível. E, bem vistas as coisas, uma vida sem esse contraste permanente quente-frio, seria um tédio enorme. Mais vale aceitar as regras desse jogo e procurar fazer as coisas à nossa maneira, nos outros jogos todos que dependem só da nossa liberdade. Por isso, a receita deste puré é um daqueles momentos com mantra dentro. As coisas podem sempre ser melhores. As coisas podem sempre ser melhores. Repetido interiormente, como deve ser com os mantras. Mesmo assim. 
A primeira vez que servi este puré, aquela pergunta imediata que eu acho sempre deliciosa: o que é que tem?:) Esta pergunta é sempre linda, mas é ainda mais, quando surge a propósito de um acompanhamento. Sempre bom, não cair no erro de descurar as coisas que acompanham o principal. Como se roubassem a alma ao momento, quando são indiferentes. 
Faço-o daquela maneira ultrapassada, talvez. Tentei uma única vez um atalho e percebi de imediato que, às vezes, há caminhos que devemos fazer por inteiro. Neste caso, é assim. E eu acho que vale bem a pena. Uma espécie de magia do imperceptível. As coisas que nos dão a sensação de magia, estão lá. Só que não sabemos muito bem o quê, nem como. Sabemos só que há ali qualquer coisa. E é tão estranhamente fácil, esse pó mágico que faz com que as coisas possam ser sempre melhores. Neste caso, o toque da maçã e do aipo. E a noz moscada, bem no final de tudo. A da imagem é especial, só que eu não me lembro do nome. Foi-me oferecida pelo Sr. José, no Mercado de Lagos. Eu tinha-lhe levado do meu bolo de iogurte com alfarroba, nesse dia. Provou logo, aprovou logo e teve logo aquele gesto de me oferecer qualquer coisa especial. Nesse dia, o sentido da reciprocidade assumiu esta forma. 
Seja como for, a receita deste puré que diz que as coisas podem ser sempre melhores, não carece dessa noz-moscada em particular. Basta a que estiver mais perto de nós. É essa a base do meu entendimento, nisto de deixar as coisas aqui. Que possam ser próximas. 

Puré de batata, aipo e maçã

8 batatas médias + 1 cebola + 1 talo de aipo + 1 maçã (Pink Lady, as mais sumarentas e as preferidas do meu filho:) + 2 dentes de alho + 4 gemas de ovo + 1 colher (de sopa) de manteiga + umas gotas de limão + sal, flor de sal, noz moscada, leite, água e azeite q.b.

Primeiro, coze-se tudo junto: as batatas, a cebola, o aipo, a maçã e os dentes de alho picados. Leva-se ao lume em água, durante meia hora, com um pouco de sal e com um fio de azeite. Decorrido esse tempo, passa-se por água fria num coador e depois, a parte linda de reduzir tudo a puré, num passe-vite. Faço directamente para a panela onde foram cozidas as coisas, para não haver mais loiça para lavar. Depois, salpica-se com um pouco de flor de sal, leva-se ao lume (brando) e acrescenta-se as gemas, previamente mexidas com um pouco de leite. Mexe-se com cuidado e continuamente, durante cerca de dois minutos. A seguir, acrescenta-se a manteiga. Mexe-se novamente, até que a manteiga se dissolva. Assim que sim, passa-se a varinha mágica, de maneira intermitente. Este procedimento não é dispiciendo, porque vai fazer com que tudo se harmonize ainda mais. Por fim, umas gotas de limão e a noz-moscada ralada que estiver de acordo com o nosso gosto. 
E fica bem com tudo, este puré. Mesmo bem. Com peixe. Com carne. E também com legumes salteados, como na última imagem. Um dos meus almoços a sós. 

A música que fica hoje é esta. Alt-J. Breezeblocks. 


13 comentários:

  1. Como é que consegues?...outro dia foi com o arroz branco hoje conseguiste mais uma vez elevar um simples puré a poesia :) Adoro!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) as coisas mais simples estão impregnadas de poesia, creio. Hoje li um texto lindo, num dos blogs de que gosto e o ponto de partida era a palavra "borboletas". Está por todo o lado. A poesia está por todo o lado. E tu também, com este comentário.

      Um bom fim-de-semana! Obrigada.

      Mar

      Eliminar
  2. Boa tarde, Mar.
    Que lindo o seu puré e que lindos os caminhos que conduzem à receita do seu puré. Deve ser muito saboroso e perfumado. Vou experimentar, porque acredito, piamente, que as coisas/os dias podem sempre ser melhores.
    Um Bom fim de semana.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, Mar.
    Que lindo o seu puré e que lindos os caminhos que conduzem à receita do seu puré. Deve ser muito saboroso e perfumado. Vou experimentar, porque acredito, piamente, que as coisas/os dias podem sempre ser melhores.
    Um Bom fim de semana.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Fica sempre com uma cor muito linda. E o sabor é assim como disse: perfumado. Como acontece com os perfumes, tentamos perceber as notas de fundo. O meu marido tentou, da primeira vez que o fiz. Mas não conseguiu:) Depois, concentrou-se só em gozar o momento.
      Bom acreditar nisso. As coisas podem sempre ser melhores. Não piores. Se experimentar, que corra tudo bem.

      Um bom fim-de-semana para si também.

      Mar

      Eliminar
  4. Que delícia de receita ;)
    Deve ser bem especial. E sim, temos de acreditar que as coisas podem ser sempre melhores. Pensar assim ajuda. E pôr em prática também ;)
    Um bom início de fim de semana. Com coisas boas. Melhores.
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Babette,

      Fica muito bom. Com uma delicadeza muito particular, muito cheia de subtilezas. Eu penso e ponho em prática. Costuma correr bem, mas às vezes, nem por isso. Hoje fiz uma maionese extremamente alcoólica. Exagerei no cognac e estraguei tudo. Num momento qualquer, hei-de acertar no ponto.

      Um bom fim-de-semana. Coisas melhores, também.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  5. Olá Mar,

    Esta é uma afirmação corajosa e poderosa. Não tenho a certeza de ser bem assim.

    Mas, concordo consigo: podemos tentar não é? Na comida e noutras dimensões da nossa vida.

    Será mais fácil na comida, creio eu.

    Eu adoro puré de batata! Por isso, hei-de experimentar este, perfumado com o aipo.

    Combinado com algo mais leve, para a balança não acusar muito.

    Tenho peito de frango para hoje ao jantar. Vou utilizar a sua receita, com rama de funcho e cerveja.

    Depois dou conta do resultado.

    Um beijo do Algarve, com calor e céu azul. Quase Verão outra vez. O tempo passa depressa.

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,

      Aquilo a que costumo dar o nome de pessimismo estratégico, costuma ir pelo lado contrário e dizer que as coisas podem sempre ser piores. Seja como for, esse é só um mecanismo interior que me prepara para lidar com o que é mau, feio, pequeno. Mas "as coisas podem sempre ser melhores" é mesmo a minha onda:). Especialmente nas coisas tangíveis, concretas. Foi sempre assim e assim continuará, que eu sei.
      Também eu gosto muito de puré. Desde pequena. Era sinal de que era domingo, nessa altura. A minha mãe fazia-o para os almoços e eu adorava, assim que sentia o aroma da noz-moscada.

      Já li que correu bem, a receita:) Obrigada por dizer.

      Muito feliz por ser quase Verão outra vez. Cheio de promessas, o Verão. Este Verão.

      Um beijo para si.

      Mar

      Eliminar
  6. Creio que é fundamental pensar que as coisas podem ser sempre melhores e fazer um esforço nesse sentido. Gostei muito desta versão de puré de batata. Já foi testada e aprovada. Para repetir mais vezes!
    Uma boa semana,
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Graça,

      Pensar e fazer. Duas coisas fundamentais, nisso de procurar que as coisas sejam sempre melhores. E fico bem feliz que já tenha feito este puré de que gosto tanto. E que o tenha escrito, com vontade de repetir. Muito obrigada.

      Uma boa semana para si. A minha está a ser avassaladora, em trabalho. Mas as coisas podem sempre ser melhores:)

      Mar

      Eliminar
  7. Olá Mar,

    Tal como prometido, cá estou eu a dar conta do resultado do peito de frango com cerveja e rama de funcho. Aprovadíssima!

    Outra coisa não seria de esperar.

    E como as coisas podem ser sempre melhores, da próxima vez acho que o acompanhamento vai ser o puré de batata com maçã e aipo.

    Um beijo do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,

      "Aprovadíssima" é mesmo lindo:) Obrigada. E a minha felicidade habitual, por isso. É essa a matriz deste sítio.
      Essas duas coisas juntas ficam muito bem. Mesmo muito bem. Se sim, que corra pelo melhor.

      Um beijo para si.

      Mar

      Eliminar

AddThis