Fácil como domingo de manhã.





Mais ou menos a meio da faculdade, descobri que era hipoglicémica. Quis dar sangue e um senhor de bata branca disse que nem pensar. Fiz análises e coisas dessas e disseram-me quais teriam de ser os cuidados, para evitar quebras inesperadas. Qual era o problema? Não consigo comer chocolate assim sem mais, a meio da manhã ou da tarde. Nem andar com pacotes de açúcar na carteira. Nem beber sumos de fruta cheios de açúcar. Nem uma série de coisas, porque fico com náuseas só de pensar e com mau-feitio no seguimento:) 
Com o tempo, fui percebendo quais teriam de ser as minhas formas de lidar com isto de ter pouco açúcar no sangue. A melhor é esta: infusão de limonete e erva-príncipe. Sempre fresca. Mesmo no Inverno. Ligeiramente açucarada. Um sabor neutro, herbal, do qual nunca me fartei, ao longo destes anos todos. E sim, saciante. Do género de evitar os típicos erros alimentares. Como é tão neutra e tão essencial, só nos apetece sabores igualmente neutros e elementares. No meu caso, pão escuro com queijo fresco. A meio da manhã. E a meio da tarde. 
E mais uma coisa: estas duas ervas, assim juntas, libertam um dos meus cheiros preferidos. Por isso, gosto destes ramos assim muito verdes, misturados com as outras coisas nas prateleiras da cozinha. Enquanto faço comida, sinto este aroma e fico logo mais feliz. Assim de repente, que é como a felicidade sabe melhor:) 

Infusão de limonete e erva-príncipe fácil como domingo de manhã

1 litro de água + 20 folhas de limonete + 3 folhas de erva-príncipe + 2 rodelas de limão + 3 colheres de açúcar mascavado (esta parte é facultativa, embora seja obrigatória para as pessoas que precisam de açúcar:) 

Ferve-se a água. Coloca-se as folhas de limonete e erva-príncipe (estas últimas "rasgadas" ao meio, para libertar o aroma e o sabor) e deixa-se estar durante cerca de 5 minutos. Decorrido este tempo, retira-se as folhas e reserva-se. Deixa-se arrefecer. Quando a infusão arrefecer por completo, volta-se a pôr as ervas, junta-se o açúcar e mexe-se, para dissolver. No fim de tudo, as rodelas de limão. Junta-se gelo, se for para beber no momento. Se tiver de ficar no frigorífico de um dia para o outro (acontece quando levamos a infusão para o trabalho, por exemplo), deve retirar-se as rodelas de limão. 

Faith No More. New metal em versão mais easy. Mesmo a propósito de uma infusão fácil como domingo de manhã:) 


2 comentários:

  1. Tão bonita a imagem do "fácil como domingo de manhã". Gosto muito dos domingos de manhã. Do tempo mais lento que normalmente têm associado... Esta combinação do limonete com erva-príncipe deve ser muito saborosa. E se te é suficiente para controlar o teu açúcar tanto melhor ;) A foto das tuas coisas está linda ;) Uma AD ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo fáceis de gostar, os domingos. Especialmente de manhã. Os despertares mais demorados.
      Vais gostar desta infusão. Da próxima vez que aí for, levo limonete e erva-príncipe em quantidades para muitas infusões:)
      Conheces (muito) bem estas coisas misturadas:)

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar

AddThis